quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Glossário | Geografia


CEI – (comunidade de estados Independentes) – Organização internacional criada em 1961 e que conta com 30 países-membros.

Crescimento – Aumento do rendimento produzido por um país ou região.

Desenvolvimento – Melhoria da qualidade de vida da população de um país ou região.

Esperança Média de Vida – Número provável de anos que viveria uma criança recém-nascida se os padrões de mortalidade predominantes aquando do seu nascimento se mantivessem os mesmos ao longo da sua vida.

Fome – Em sentido restrito, é o nome dado a sensação fisiológica que o nosso corpo tem quando necessita de alimentos; em sentido amplo, refere-se a subnutrição – estado de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.

IDH – O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador composto calculado a partir de outros indicadores simples e mede o progresso de um país em três dimensões Básicas: ter uma vida longa e saudável, receber instrução e ter um nível de vida digno.

Obesidade – Doença caracterizada pela excessiva acumulação de gordura no corpo.

OCDE – Organização para a cooperação e o desenvolvimento económico. Organização internacional criada em 1961. Esta conta com 30 países-membros.

ONU – Organização das Nações Unidas.

Países em Desenvolvimento - Países onde a indústria começou a desenvolver-se apenas na segunda metade do século XX e onde, de um modo geral, existem mais problemas de alimentação, saúde e educação. Em muitos casos, a agricultura ainda ocupa uma parte significativa da população activa. Os países em desenvolvimento são, por vezes, denominados como países em via de desenvolvimento, países pobres ou países do Sul.

Países Desenvolvidos – Países onde a indústria começou a desenvolver-se há mais tempo, em alguns casos desde finais do século XVIII, e onde, de um modo geral, existem melhores condições de alimentação, saúde e educação. A agricultura emprega uma reduzida proporção da população activa nestes países. Aos países desenvolvidos
Também se atribuem as designações de países industrializados, países ricos ou países do Norte.

PIB per capita – Produto Interno Bruto por habitante. O PIB é o valor do conjunto de bens e serviços produzidos num país ou região, pelos nacionais e estrangeiros aí residentes, durante um ano. Não considera o valor dos bens e serviços produzidos no estrangeiro pelos nacionais desse país ou região.

RDH – Relatório de Desenvolvimento Humano. Ele apresenta o IDH para 175 países membros da ONU e ainda para Hong Kong e os territórios Ocupados da Palestina.

Sobrenutrição – Estudo de carência nutricional que resulta principalmente da ingestão insuficiente de alimentos devido a uma dieta pobre.

Subnutrição – Ingestão excessiva de alimentos, de vitaminas ou de outros suplementos

Taxa de Alfabetização – Percentagem de população com 15 anos ou mais que pode ler e escrever com compreensão.

Taxa de Escolarização Bruta – Percentagem de estudantes matriculados nos ensinos básicos, secundário e superior em relação á população com a idade escolar oficial para os três níveis.

Taxa de Mortalidade Infantil – Número de óbitos de crianças com menos de um ano por 1000 nados-vivos, ocorridos durante um ano numa determinada região ou país.

Ajuda!!


Ainda não publiquei o glossário de Geografia, porque sempre que tento publica-lo o computador bloqueia. Pedi ajuda a D.T e a Stôra de TIC. Enviei o respectivo trabalho, as duas mas ainda não resolvi o problema. O que mais me incomoda é saber que tive muito trabalho a realiza-lo e não consigo publicar no blog.

Será Líquido ou Sólido??


Na Aula de F.q a Stôra propôs-nos um desafio. Era um recipiente com água e Maizena misturado.

O desafio é responder se a mistura é sólida ou líquida.

No início achei que era líquida, mas depois quando apalpei verifiquei que era sólida.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Tabela de resultados




Concurso realizado no âmbito da disciplina de F.Q

Não sei que tipos de aviões foram escolhidos, só posso informar que tivemos que construir dois aviões. Um para maior deslocamento e o outro para maior velocidade.
O avião do Pedro foi o que teve melhor prestação com 8,9 m/s2 o segundo melhor é o meu com 6,76 m/s2. A pior prestação foi o do Rodrigo com 0,65 m/s2.

Estes são os resultados dos lançamentos dos aviões de papel. Foi muito engraçado, o meu avião deslocou-se no sentido negativo da posição mas fiz um bom tempo.

REDESIGN de EMBALAGENS

"Em EV foram realizados projectos de embalagens e os respectivos protótipos."



Para mim foi muito complicado no início porque queria que a forma de minha embalagem fosse triangular, mas não poderia ser pois muitos da turma também tiveram a mesma ideia. Então tive que escolher outra forma e stora ajudou-me. Como não desisti da ideia do triângulo adaptei cortando a parte superior do triângulo formando-se uma circunferência no topo. Depois da forma escolhida tive que pensar na parte da decoração e para que iria servir a minha embalagem. Escolhi fazer uma embalagem para leites de chocolate da mimosa, com a imagem do pooh porque gosto muito. Depois foi a realização dos protótipos.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Escrita Criativa


Adorei a experiência da escrita criativa. Eu tenho muitas dificuldades no termo da criatividade e esta aula ajudou-me a não desistir de um projecto tentando aproveitar da melhor maneira possível as minhas ideias iniciais. A realização de escrita criativa foi acompanhada por música da qual gostei porque pode relaxar. Temos que repetir mais vezes estas aulas.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O livro que li nas férias de Verão



Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença


Theresa, divorciada e mãe de um adolescente, é colaboradora de um jornal onde escreve sobre relações entre pais e filhos. Garret é professor de mergulho e vive na orla costeira, onde possui um magnífico veleiro restaurado por ele e pela falecida mulher.

Aquilo que vai fazer com que as suas vidas se cruzem e lhes dará um novo, inesperado, sentido é uma série de mensagens que ele lança ao mar em garrafas seladas. Cartas pungentes de amor e saudade. Escrevia para a mulher falecida como um método de conversação com a mesma. Durante umas férias passadas à beira mar, com a Deanna a sua melhor amiga e directora do jornal da qual ela é colaboradora.

Theresa virá um dia a encontrar uma dessas garrafas enquanto fazia jogging a beira-mar. Obcecada pela estranheza do achado, começa uma busca com a ajuda da amiga que a levará a tentar descobrir a verdade acerca de um homem e das suas memórias. Durante algum tempo de busca achou o endereço da loja de Garrret.

Viajou até Wilmington onde se situava a loja de Garret. Depois de lhe conhecer ficou admirada e encantada por ele. Eles se apaixonaram e iniciaram um romance. Tinham um problema a distância pois ela vivia em Boston e ele em Wilmington e tornava-se muito difícil, estarem juntos. Ela viajava umas vezes para a terra dele e ele, outras tantas fazia o mesmo.Garret nunca esquecerá a mulher falecida sentia muita a falta dela e não conseguia entregar-se de completo para a Theresa.

A Theresa nunca lhe falará das cartas e quando ele descobriu ficou muito chateado com ela e terminou tudo. Ela foi ter com ele em wilmington e despediu-se dele pela última vez e disse-lhe que sabia que ele não iria esquecer a falecida porque ele é daquelas pessoas que amam para sempre. E foi-se embora Garret tentou detê-la mas o seu esforço foi em vão. Garret morrerá numa viagem no seu veleiro no meio de uma tempestade.

Antes da sua morte tinha escrito 2 cartas uma para a falecida e outra para a Theresa. A carta da Theresa enviou por correio e a da falecida queria lançar ao mar mas morreu ao tentar faze-lo.
. “ Querida Therresa, consegues perdoar-me?
Num mundo que eu raramente compreendo, existem ventos de destino que sopram quando menos esperamos. Por vezes sopram com a violência de um furacão, outras vezes mal o sentimos no rosto. Mas os ventos não podem ser negados, trazendo como muitas vezes trazem um futuro impossível de ignorar.

Tu, minha querida, és o vento que eu não antecipei, a rajada que soprou com mais força do que eu alguma vez imaginara possível. Tu és o meu destino. Eu fiz mal, muito mal, ao ignorar o que era óbvio, e peço que me perdoes. Como um viajante cuidadoso, tentei proteger-me do vento e perdi a alma em troca. Fui estúpido ao ignorar o meu destino, mas até os estúpidos têm sentimentos, e acabei por perceber que tu és a coisa mais importante que tenho neste mundo. Eu sei que não sou perfeito. Cometi mais erros nos últimos meses do que alguns cometem numa vida inteira. Fiz mal ao agir da maneira como agi quando encontrei as cartas, tal como fiz mal ao esconder a verdade sobre o meu passado.

Quando corri atrás de ti na estada e também quando te vi partir no aeroporto, soube que devia ter-me esforçado mais para te deter. Mas mais do que tudo, fiz mal ao negar o que era óbvio no meu coração: que não sou capaz de continuar a viver sem ti. Agora, porém, com os meus olhos postos no futuro, vejo o teu rosto e oiço a tua voz, certo de que esse é o caminho que devo seguir. È o meu mais profundo desejo que tu me dês mais uma oportunidade. Como deves ter imaginado, tenho a esperança de que esta garrafa faça valer a sua magia, tal como aconteceu uma vez, e que de alguma maneira nos volte a juntar.


Por mais que te amasse, sabia que nada iria ser possível a não ser que nós os dois tivéssemos a certeza de que eu me dedicaria inteiramente ao caminho que seguia em frente. Estes pensamentos continuaram a perturbar-me até ontem ao fim da noite, quando a resposta finalmente veio ter comigo. Espero que depois de ta contar, ela seja tão importante para ti como foi para mim:


No meu sonho, vi-me na praia com Catherine (a mulher falecida), estava-se bem ao sol. À medida que caminhávamos ao lado um do outro, ela escutava com atenção enquanto eu lhe falava de ti, de nós, dos momentos maravilhosos que partilhávamos. Finalmente, depois de alguma hesitação, admiti que te amava, mas que me sentia culpado por causa disso. Ela não disse nada imediatamente mas continuou simplesmente a andar até que por fim voltou-se para mim e perguntou-me: - Porquê?
- Por causa de ti.
Ao ouvir a minha resposta, ela sorriu para mim divertida e pacientemente, como costumava fazer antes de morrer.
– Oh, Garret – disse ela por fim, tocando-me no rosto -, quem é que pensas que lhe levou a garrafa?...”


Quando terminei de ler a carta que o Garret escrevera para Theresa, fiquei com as lágrimas no canto dos olhos. A Historia termina quando a Theresa envia uma carta para ele perdoando-lhe e admirando a sua coragem. Ele foi um exemplo para ela seguir em frente na sua vida. Adorei o livro ele foi-me recomendado pela minha querida prima que ao lê-lo lembrou-se de mim e deu-me a dica de também o ler pois valia a pena. Agora digo o mesmo para vocês leão o livro é muito interessante até realizaram um filme baseado neste livro.

Aerodinâmica





"A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativo às suas propriedades e características, e às forças que exercem em corpos sólidos neles imersos."
Na aula de Física ou Química a professora propôs-nos um desafio. Construir um ou dois aviões de papel e depois fazermos uma competição entre nós e escolher o avião que mais se deslocou e ou que ganhou maior velocidade.
Mas ainda não foi possível realizar este desafio.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Cartaz

Este cartaz foi realizado nas aulas de O.A.E

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O cartaz do torneio de tribola

Este cartaz foi realizado pela Ana Marta a minha colega e amiga, ela tem uma capacidade enorme para desenhar e foi-lhe pedido nas aulas de O.A.E para realizar um cartaz para o torneio de tribola que se ira realizar na escola da qual vou estar presente.
O cartaz está muito bonito gostei muito beijos Marta

Desafio de Geográfia


Nº1 – Países em vias de desenvolvimento (PVD) produtores de combustíveis fósseis.
Nº2 – Menor consumo de energia.
Nº3 – Menor utilização de transportes e menor industrialização.
Nº4 – A produção é maior do que o consumo.
Nº5 – Exportação.
Nº6 – A economia nacional é dependente das exportações energéticas.
Nº7 – Países desenvolvidos.
Nº8 – Grande consumo de energia.
Nº9 – Grande utilização dos transportes e forte industrialização.
Nº10 – O consumo é maior do que a produção.
Nº11 – Necessidade de importar fontes de energia, principalmente o petróleo.
Nº12 – Dependência externa.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

TPC de FQ










Existe dois campos eléctricos que são perpendiculares entre si, são esses campos que constituem uma onda electromagnética "a direcção de propagação da onda é perpendicular às direcções de vibração dos campos que a constituem"








Existe a luz visível e a luz não visível.



















Raio X
O raio X utilizado muitas vezes para as radiografias é um exemplo da luz não visível.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A Poesia em mim

Perguntei a um sábio ,

a diferença que havia

entre amor e amizade,
ele me disse esse segredo


O Amor é mais sensível,

a Amizade mais segura.

O Amor nos dá asas,

a Amizade o chão.


No Amor há mais carinho

Amizade compreensão.
O Amor é plantado

e com carinho cultivado,

a Amizade vem faceira,

e com troca de alegria e tristeza,

torna-se uma grande e querida

companheira.


Mas quando o Amor é sincero

ele vem com um grande amigo,

e quando a Amizade é concreta,

ela é cheia de amor e carinho.


Quando se tem um amigo

ou uma grande paixão,

ambos sentimentos coexistem

dentro do seu coração.







O assunto do poema são as diferenças entre a amizade e o amor. Eu gostei muito da forma como o William Shakespeare expressa as diferenças entre dois sentimentos que muitas vezes são confundidos e trocados entre si. Muitas vezes podemos gostar de uma pessoa só por amizade e achar-mos que estamos apaixonados...











"Quem me dera"

Quem me dera voar,


Para te poder encontrar


seja através do pensamento


pois o meu sentimento


é capaz de ir para além da imaginação.


Podia voar no horizonte,


encontrar um rinoceronte,


nu cimo de um monte


ou melhor um bisonte


a saltar de uma ponte


com muita dor


de um amor


que acabou no horror.





Quem me dera nadar


no infinito das gotas do mar


e não encarar


com um tubarão


pois me sairia


o coração


e não teria como te amar



O mar é maravilhoso


é simplesmente fabuloso


já sei porque é tão famoso


até eu gostaria de lá morar


se tivesse como respirar


Quem me dera andar


com os pés na terra


subir no cimo de uma serra


e finalmente te encontrar

e me deixar levar


pelo teu olhar


que faz delirar.



E finalmente vou me despedir


do céu brilhante


do mar radiante


pois encontrei o meu lugar


no cimo de uma serra


com os pés na terra


e contigo do meu lado para toda a hera


Eliete Almeida




O assunto do poema é o sonho de uma menina apaixonada a procurar do seu grande amor, ela é capaz de imaginar as coisas mais absurdas, mudando sempre de cenários consoante a sua imaginação. Eu gosto do poema porque foi retirado da minha imaginação e tem uma certa graça. Deu-me muito trabalho a realiza-lo porque eu procurava sempre em rimar, depois de muitas tentativas consegui e aqui está o resultado...








"Quem não sofre de amor não ama!"


Se eu pudesse deixar de amar
quem nunca me amou
Se eu pudesse ir buscar algum mal


a quem mal em mim sempre encontrou



Assim me vingaria eu,
se pudesse dar sofrimento
a quem sempre sofrimento me deu



Mas não posso enganar
o meu coração, que me enganou
Ao me fazer desejar
Quem nunca me desejou

Peço assim que me ajude a desamparar
Quem sempre me desamparou
Ou a perturbar
quem sempre me perturbou


Eu tento perguntar
A quem nunca nada me perguntou
Porquê que me esforço a cuidar
De quem nunca de mim cuidou


E assim sofro eu:
Porque não posso dar sofrimento
A quem sempre sofrimento me deu.



Cláudia Almeida&Mafalda Almeida








O assunto do poema é amar e não ser amado. Gostei do poema porque me deu aparecer que as autoras do poema estão a passar pelo mesmo sofrimento e o poema está escrito cheio de sentimentos profundos.

























Estudantes adoptam toque inaudível para adultos?!

Os alunos como ouvem música em altos sons, começam a perder sensibilidade aos sons mais baixos.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dunas de São Jacinto

Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.








Gostei de desenvolver este trabalho porque fiquei a conhecer mais de Portugal em particular as Dunas de São Jacinto.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Falar verdade a mentir

"Falar verdade a mentir é um obra de Almeida Garret.Escrita em 1845, é representada pela primeira vez em Lisboa, no Teatro Tália, pela sociedade particular do mesmo nome, em 7 de Abril desse ano.Espectáculo que gira em torno do casamento de Duarte e Amália.
Duarte (mentiroso compulsivo), vê o seu futuro comprometido ao saber que Brás Ferreira, negociante do Porto e seu futuro sogro, veio a Lisboa com o intuito de o apanhar numa mentira para desfazer o casamento.
Felizmente, sem o saber, Duarte conta com dois grandes aliados: Joaquina e José Félix que, com o objectivo de receberem "cem moedas" de dote no dia do casamento de Duarte e Amália, o irão ajudar a sair airosamente de todas as mentiras criadas.
Um espectáculo de franca comicidade, onde o público estabelecerá, certamente, uma relação "muito forte" com Joaquina e José Félix.
Um espectáculo verdadeiramente hilariante!"

Nas aulas de língua portuguesa estivemos a ler o conto, eu gostei muito e gostaria de poder ver a peça de teatro...

Como é que se consegue colocar um balão no ar?


Resposta ao desfio de F.Q.




Consegue-se colocar um balão de ar quente no ar porque, o ar quente é menos denso do que o ar frio.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Número de aulunos com negativa

A turma do 8º H tem 21 alunos com é possivel só 7 alunos não terem negativa?
Eu estou muito triste porque infelizmente fasso parte do 1 aluno com 1 negativa, mas vou subir e vou fazer parte dos alunos sem negativa como sempre fui.

segunda-feira, 31 de março de 2008

RANKING das turmas de 8 ano


O que se passa com o 8º H???
Este resultado é uma vergonha para o 8ºH. Nós temos capacidade e qualidade para estarmos em 1º lugar, mas devido ao nosso comportamento incorrecto e da nossa falta de interresse nas aulas aqui está o resultado... Temos que levantar a cabeça e dar o nitro para conseguirmos todos passar para o 9º ano e irmos todos juntos à viajem dos finalistas!

AVALIAÇÃO do 2º PERÍODO



Eu não estou feliz com o meu resultado, poderia ter melhores notas.
Não sei o que se passou comigo em relação a matemática talvez seja falta de estudo ou de concentração. Agora o que eu tenho que fazer é aplicar-me mais para conseguir melhores resultados. Quanto a matemática vai ser a disciplina que vou me empenhar mais tenho que subir a negativa.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Salto em Comprimento

Como não posso realizar as aulas de Educação Física fiz esse pequeno filme para ajudar com a minha avaliação.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Desafio de francês

Voulez-vous écrire en .... Français?!Quel est l'article qu'on utilise avec le verbe "aimer"?Ecris une phrase pour dire ce que tu aimes.



Salut tout le mode!
je m' applle Eliete. J´aime le sport, le cinéma et la musique. J´adore aussi, les aventures!
À bientôt!
Bisous!!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Balanço do 1º período


1º Balanço do 1º período:- O 1º Período não foi muito mau, mas também não foi como desejava.
Tive maus resultados a matemática e a E.V. , não consegui manter as notas que tinha no ano passado. Tive melhores resultados nos testes de F.Q.
2º que metas se propõem a alcançar neste 2º período: - Vou tentar subir a matemática e a E.V. e também levantar os 3 para 4. Conseguir ir ao Quadro de Honra.
3º que vão fazer para alcançar estas metas: - Vou-me esforçar mais, tirar as dúvidas nas aulas, realizar todos os trabalhos pedidos e participar mais nas aulas.
 
Free Heart Beat 1 MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com